terça-feira, 14 de outubro de 2014

AVALIAÇÃO


 Avaliação

Art. 14 A comissão avaliadora deverá conhecer, obrigatoriamente, este regulamento com antecedência.
Art. 15 A comissão avaliadora poderá ser composta por convidados externos como docentes e estudantes de instituições de ensino superior, institutos e centros de pesquisa e demais pessoas ligadas às instituições parceiras do IV Circuito de Ciências, assim como docentes da SEEDF.

§ 1º – Cada trabalho referente a Educação Especial (Classes Especiais, Centros de Ensino, CEEDV, Escola Bilíngue e EJA Interventivo), Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Primeiro Segmento da EJA, será avaliado por 3 (três) profissionais, preferencialmente, da área de Pedagogia.
§2º – Cada trabalho referente a Educação Especial (Altas habilidades - Sala de Recursos), Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Segundo e Terceiro Segmentos da EJA será avaliado, preferencialmente, por 3 (três) membros, sendo eles: 03 (três) profissionais de Ciências da Natureza  ou Matemática;

Art. 16 A comissão avaliadora julgará a apresentação dos Trabalhos com base nos seguintes critérios:


I.              Método Científico*;
II.             Adequação ao tema (a apresentação do trabalho corresponde à articulação entre Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social);
III.            Originalidade (o trabalho pode se basear nas experiências de terceiros, mas deve ser original quanto ao tema proposto);
IV.           Interdisciplinaridade (capacidade do grupo de relacionar o trabalho com diferentes campos do conhecimento);
V.            Domínio do contéudo (o estudante deve demonstrar conhecimento do tema em todos os componentes curriculares que tenham correlação com o trabalho);
VI.           Articulação do grupo (divisão de tarefas/atribuições);
VII.          Organização do espaço (trabalho-estande, limpeza e higiene);
VIII.         Desenvoltura do grupo (apresentação do trabalho pelo grupo);
IX.           Apresentação escrita do trabalho (banner, cartazes e trabalho escrito);
X.            Integração entre o corpo docente e o estudante (envolvimento durante todo o desenvolvimento do trabalho).

* Critérios do Método Científico:
a) Questão ou Problema identificado;
b) hipótese;
c) objetivo (geral e específicos);
d) descrição dos materiais e procedimentos;
e) resultados;
f) análise de dados e resultados;
g) considerações finais;
h) referências.

Menção/Conceito

            Cada item será avaliado de acordo com as menções abaixo:

Menção “A” - atingiu plenamente o objetivo proposto.
Menção “AP” -  atingiu parcialmente o objetivo proposto.
Menção “NA”  - Não atingiu o objetivo proposto.


Critérios de desempate

            § 1º O desempate dar-se-á primeiramente pela maior quantidade de menção “A” obtida nos critérios de avaliação, obrigatoriamente na ordem disposta no artigo 16 e ilustrada no exemplo a seguir :

Exemplo: Projeto X e Y  obtiveram no total de critérios avaliados- 7 (sete) menções “A”. Seguindo o critério, o vencedor será o projeto X, pois na sequência estabelecida para desempate este obteve a próxima menção “A”, primeiro, como destacado abaixo:
Critérios
Projeto X
Projeto Y
1.   Método Científico
 “A”
“A”
2. Adequação ao tema
“NA”
“AP”
3.   Originalidade
“A”
“AP”
4.   Interdisciplinaridade
“AP”
“AP”
5.   Domínio do contéudo
“A”
“A”
6.   Articulação do grupo
“A”
“A”
7.   Organização do estande
“A”
“A”
8.   Desenvoltura do grupo
“A”
“A”
9.   Apresentação escrita
“A”
“A”
10. Integração entre o docente e o estudante
“NA”
“A”
           
            Sendo assim será considerado vencedor o  trabalho que receber menção “A”, no primeiro  item da sequência de critérios estabelecido no  artigo 16.

§ 2º Caso ainda permaneça o empate, o desempate dar-se-á pela maior quantidade de menção “AP” obtida nos critérios de  avaliação  do artigo 16.      
§ 3º Ainda  assim permanecendo  o empate,  o desempate  dar-se-á  pela maior quantidade de menção “AP” obtida nos critérios de  avaliação, obrigatoriamente na ordem disposta no artigo 16.

§ 4o não caberá recurso ao resultado final de cada etapa. Porém as fichas avaliativas estarão a disposição dos expositores com o Comitê Gestor Regional (Etapa Regional) e com o Comitê Gestor Central (Etapa Distrital).

Nenhum comentário:

Postar um comentário