Art. 14 A
comissão avaliadora deverá conhecer, obrigatoriamente, este regulamento
com antecedência.
Art. 15 A
comissão avaliadora poderá ser composta por convidados externos como docentes e
estudantes de instituições de ensino superior, institutos e centros de pesquisa
e demais pessoas ligadas às instituições parceiras do IV Circuito de Ciências,
assim como docentes da SEEDF.
§ 1º – Cada trabalho
referente a Educação Especial (Classes Especiais, Centros de Ensino, CEEDV,
Escola Bilíngue e EJA Interventivo), Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, Primeiro Segmento da EJA, será avaliado por 3 (três)
profissionais, preferencialmente, da área de Pedagogia.
§2º – Cada trabalho
referente a Educação Especial (Altas habilidades - Sala de Recursos), Anos
Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Segundo
e Terceiro Segmentos da EJA será avaliado, preferencialmente, por 3
(três) membros, sendo eles: 03 (três) profissionais de Ciências da Natureza ou Matemática;
Art. 16 A comissão avaliadora julgará a apresentação dos
Trabalhos com base nos seguintes critérios:
I.
Método
Científico*;
II.
Adequação
ao tema (a apresentação do trabalho corresponde à articulação entre Ciência,
Tecnologia e Desenvolvimento Social);
III.
Originalidade
(o trabalho pode se basear nas experiências de terceiros, mas deve ser
original quanto ao tema proposto);
IV.
Interdisciplinaridade
(capacidade do grupo de relacionar o trabalho com diferentes campos do
conhecimento);
V.
Domínio
do contéudo (o estudante deve demonstrar conhecimento do tema em todos os
componentes curriculares que tenham correlação com o trabalho);
VI.
Articulação
do grupo (divisão de tarefas/atribuições);
VII.
Organização
do espaço (trabalho-estande, limpeza e higiene);
VIII.
Desenvoltura
do grupo (apresentação do trabalho pelo grupo);
IX.
Apresentação
escrita do trabalho (banner, cartazes e trabalho escrito);
X.
Integração
entre o corpo docente e o estudante (envolvimento durante todo o
desenvolvimento do trabalho).
|
* Critérios do Método
Científico:
a) Questão ou Problema
identificado;
b) hipótese;
c) objetivo (geral e
específicos);
d) descrição dos
materiais e procedimentos;
e) resultados;
f) análise de dados e
resultados;
g) considerações finais;
h) referências.
Menção/Conceito
Cada item será avaliado de acordo com as menções abaixo:
Menção “A” -
atingiu plenamente o objetivo proposto.
Menção “AP” - atingiu parcialmente o objetivo proposto.
Menção “NA” - Não atingiu o objetivo proposto.
Critérios de desempate
§ 1º
O desempate dar-se-á primeiramente pela maior quantidade de menção “A”
obtida nos critérios de avaliação, obrigatoriamente na ordem disposta no
artigo 16 e ilustrada no exemplo a seguir :
Exemplo:
Projeto X e Y obtiveram no total de
critérios avaliados- 7 (sete) menções “A”. Seguindo o critério, o
vencedor será o projeto X, pois na sequência estabelecida para desempate
este obteve a próxima menção “A”, primeiro, como
destacado abaixo:
Critérios
|
Projeto X
|
Projeto Y
|
1. Método Científico
|
“A”
|
“A”
|
2. Adequação ao tema
|
“NA”
|
“AP”
|
3. Originalidade
|
“A”
|
“AP”
|
4. Interdisciplinaridade
|
“AP”
|
“AP”
|
5. Domínio do contéudo
|
“A”
|
“A”
|
6. Articulação do grupo
|
“A”
|
“A”
|
7. Organização do estande
|
“A”
|
“A”
|
8. Desenvoltura do grupo
|
“A”
|
“A”
|
9. Apresentação escrita
|
“A”
|
“A”
|
10. Integração entre o docente e o estudante
|
“NA”
|
“A”
|
Sendo
assim será considerado vencedor o
trabalho que receber menção “A”, no primeiro item da sequência de critérios estabelecido
no artigo 16.
§ 2º Caso ainda permaneça o empate, o desempate dar-se-á pela maior
quantidade de menção “AP” obtida nos critérios de avaliação
do artigo 16.
§ 3º Ainda assim permanecendo o empate,
o desempate dar-se-á pela maior quantidade de menção “AP”
obtida nos critérios de avaliação, obrigatoriamente
na ordem disposta no artigo 16.
Nenhum comentário:
Postar um comentário